A vida real é simples

"O que descobrimos quando começamos a ver de uma forma mais simples, quando começamos a aceitar as complexidades da vida, quando não tentamos controlar a vida como fenômeno, é que a vida é uma coisa maravilhosa. A vida, quando vivemos de uma forma simples, nos oferece mais: oferece mais saúde, mais liberdade de opção e, principalmente, oferece mais sentido."

Koho Mello em Simplicidade como caminho | TEDxPelourinho

O que é Simple School

É um espaço de partilha sobre um estilo de vida simples e também um espaço de consultoria terapêutica sistêmica e em qualidade de vida.

Com a finalidade de estruturar nossa compreensão e prática de um estilo de vida mais simples, podemos adotar um modelo bem resumido, baseado em áreas gerais da ação humana: Energia, Espaço-Tempo e Relacionamentos. Em cada área, podemos analisar nossas possibilidades no nível físico, emocional e mental/conceitual.

Energia

O verdadeiro crescimento é a capacidade demonstrada por uma sociedade de transferir quantidades cada vez maiores de energia e atenção do aspecto material da vida para o aspecto não-material.

Espaço-tempo

Os efeitos de nossa relação com Espaço e Tempo são inevitáveis e perceptíveis em nossa existência. Como seres humanos, não há como negar que um dia nascemos, estamos envelhecendo continuamente.

Relacionamentos

Nossas identidades formam-se a partir de nossos relacionamentos, em um processo de cossurgimento simultâneo e interdependente. Qualquer papel que desempenhamos na existência só se manifesta através de um mecanismo.

Lei da Simplificação Progressiva

“O verdadeiro crescimento é a capacidade demonstrada por uma sociedade de transferir quantidades cada vez maiores de energia e atenção do aspecto material da vida para o aspecto não-material e, assim, evoluir em cultura, potencial de compaixão, sentido de comunidade e força democrática.”

Arnold Toynbee, A Study of History, vol.1 – (New York: Oxford University Press, 1947, p.198).

Jorge Koho Mello

Jorge Koho tem se dedicado a desenvolver e testar um sistema de economia social baseado na ética budista e nos princípios do livro “Small is Beautiful” de E. F. Schumacher. Atualmente, reside em Zürich (Suíça), onde coordena as atividades do Zürich Zen Center, Centro de Prática Budista Soto Zen, que oferece Práticas formais e tem atuação no Budismo Social Engajado e Diálogo Interreligioso. Além disso, atua como consultor em terapia sistêmica e em qualidade de vida.

foto-monge-koho

Assine nossa newsletter

e receba conteúdos exclusivos:
práticas, textos, sugestões de leitura e muito mais

Subscription Form

” A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos.“

Fernando Pessoa

Blog

Textos sobre simplicidade voluntária, saúde mental, como descomplicar a vida, etc.

Sociedade

Sociedade – substantivo feminino: agrupamento de seres que convivem em estado gregário e em colaboração mútua. Conceito: uma sociedade é uma estrutura ampla, na qual os sujeitos estabelecem relações, quase sempre impessoais, mas que possuem um aspecto de coletividade. Todos

LER MAIS »

Como cultivar um bom coração?

Aprecio observar os significados das palavras. Usualmente, quando olho com mais cuidado, ficam evidentes alguns sentidos que escapam num primeiro momento. No caso dessa pergunta, o primeiro ponto que me

Ler mais»

Passo a Passo

Usualmente, quando referimos a adoção de uma prática benéfica para acalmar nossa atividade mental e harmonizar nossas emoções, ocorre a tentativa de colocar essa proposta em um modelo que atua

Ler mais»

Opiniões honestas (Oh!)

A partir de agora, usarei esse título para partilhar reflexões e encantamentos cotidianos. Por exemplo: recentemente, realizei uma aspiração nutrida já há mais de 30 anos. Fizemos uma pausa de

Ler mais»